Produtividade instantânea

A implementação de qualquer processo de controle faz com que as pessoas acreditem que suas ações estão sendo medidas e que portanto precisa melhorar a utilização da hora de trabalho para produzir mais

Na década de 90 um dos sócios da uóólly, foi chamado para resolver um problema de melhoria de processo em uma indústria. Em uma das áreas existiam máquinas enormes que cortavam folhas de papel e as sobras caiam no chão da fábrica. 

Na intenção de simplesmente manter a área limpa, foi sugerido que fossem colocados ao lado das máquinas caçambas de lixo para que as sobras do corte do papel caíssem dentro das caçambas e não no chão.  No entanto não foi avisado aos operadores o PORQUE das caçambas.

Os operadores, como não tinham um PORQUE, pensaram que a caçamba era para medir a quantidade de papel desperdiçado e portanto medir a produtividade.

O Resultado foi que a PRODUTIVIDADE aumentou instantaneamente porque os operadores pensaram que isso seria para medir a produção de cada um.

Outro exemplo foi em 2006 quando uma empresa de arquitetura nos solicitou uma forma de controlar a presença e a produtividade dos funcionários, na epoca, estamos falando de 2006, não tínhamos, como hoje, Smartphones para todos e a infraestrutura de internet ainda era limitada.

Como eram arquitetos e trabalhavam em programas de computador para seus projetos, a intenção era saber se o funcionário estava no computador ou não, para esse controle criamos um processo simples de login e logoff nas máquinas que, apesar de simples, dava três informações importantes para o gestor.

• Primeira, quando o funcionário havia chegado uma vez que quando o funcionário fazia o login registrava como a hora de chegada na empresa.
• Segunda, quando o usuário fazia logoff registrava como a hora de saída da empresa.
• Terceira, registrava quanto tempo este esteve logado durante o dia, dando os períodos de trabalho.
Obs. Sempre que o usuário saia do computador após 5 mim o computador entrava o screensaver e parava de quantificar o registro das horas que seriam questionadas ao final da semana ou mês pelos gestores.

Já mais recente, em 2014 com a expansão dos smartphones e das redes de internet esse processo se transformou no uóóly, uma aplicação que de forma automática acompanha todos os passos de um colaborador durante o dia de trabalho.

Em resumo a implementação de qualquer processo de controle faz com que as pessoas acreditem que suas ações estão sendo medidas e que portanto precisa melhorar a utilização da hora de trabalho para produzir mais.

Comece agora, identifique que processo você pode implementar ou melhorar dentro de sua empresa ou área e teste o resultado. Você irá se surpreender como as pessoas mudam instantaneamente o comportamento e a produtividade aumenta.

Eu convido você a deixar abaixo seu comentário sobre este post e nos acompanhar mas redes sociais!