10% - de gordura para 35% + produtividade

E se eu dissesse que 10% é o percentual que pode salvar a sua empresa. Como?

O velho problema de reduzir custos, aumentar a eficiência e produtividade, melhorar a motivação da equipe...

 

Problemas velhos para um novo tempo.

 

Muitos gestores não tem coragem de fazer o que vou falar, mas é fundamental nos despirmos do politicamente correto quando se trata de salvar a empresa.

 

Aos 33 anos de idade um jovem presidente de uma empresa de mais de 5.000 colaboradores, estatal, num período de ditadura, ou seja todos os ingredientes para uma empresa inchada e morosa.

 

Esse jovem presidente tem a seguinte situação, reduzir os custos e aumentar a produtividade dos mais de 5.000  colaboradores e tornar essa empresa enxuta, eficiente e lucrativa.

 

Uma das diretrizes, à época, era que a empresa precisava cortar 10% da equipe.

Esse percentual, não necessariamente resolveria o problema de custos, mas o objetivo era passar o recado que as coisas estavam mudando. De que esse seria um passo para o início de um projeto de redução de gastos e melhoria da produtividade.

 

Os diretores, gerentes, coordenadores e supervisores, muitos deles, estavam contra, pois não queriam se indispor com seus colaboradores e não queriam perder parte da sua força de trabalho em seus projetos internos.

 

O velho ditado, para se fazer um omelete temos que quebrar alguns ovos.

 

Bom a conta foi simples: a cada 10 colaboradores, com certeza 1 deles era "o pior".

 

O planejamento tinha o prazo de 1 ano para acontecer. O líder da área tinha a total liberdade de escolher quem seria o escolhido de acordo com sua avaliação.

 

Bom em resumo, a cada 10 - 1 saiu.

O resultado foi que os demais, 90% entenderam que aquela empresa, com gestões anteriores desastrosas sem qualquer compromisso com resultado, havia mudado e a produtividade aumentou mais de 35% com 10% na redução do quadro de trabalho, que se mostrou desnecessária para que a empresa funcionasse.

 

Essa foi uma das várias ações que o plano de melhoria sugeria.

 

Então se você é um gestor ou em breve será um gestor, tenha em mente que algumas decisões podem não ser populares na empresa, mas são fundamentais para que os resultados sejam alcançados. Ou você fará parte dos 10%.



Marcos Alpha - Uóólly